Um começo

Durante uma oficina de WebQuests, os participantes costumam perguntar com muita frequência: o que é WebQuest? No geral, não respondo. Acho que é preciso produzir antes, para depois conceituar. Assim, em vez de definir nosso objeto de estudo, proponho que comecemos por uma análise preliminar de algumas WebQuests. Minhas sugestões iniciais são as de produções de alunos, elaboradas por estudantes que fizeram tecnologia educacional comigo em 2003. Elas não são geniais, nem perfeitas. Mas têm muitas virtudes. Uma delas: mostram o que um oficinista de primeira viagem pode fazer bem. Vamos pois ao primeiro contato com o famosos formato de organizar informações para usos da internet inventado por Bernie Dodge. Tal contato deverá ser feito como uma tarefa individual. Para tanto, você deverá:

  1. examinar com atenção uma das WebQuests aqui indicadas
  2. descobrir quais são as partes componentes de uma webQuest
  3. definir com suas próprias palavras o que é TAREFA
  4. dar uma nota de 1 a 10 para a webQuest que você examinou

Aqui estão algumas produções de alunos da Licenciatura da São Judas que merecem ser conhecidas e estudadas:

Espero que você tenha gostado da WebQuest que examinou. Espero também que você já tenha concluído as quatro coisas solicitadas em termos de estudo. Agora falta um nadinha para chegar ao fim. Escreva em comments a sua conclusão sobre o que é TAREFA numa WebQuest. Não se esqueça de colocar o seu nome no final do comentário.

42 Respostas to “Um começo”

  1. Débora Quaglieri Rodrigues Says:

    Depois de ter verificado as WebQuests acima expostas, percebe-se que a tarefa é uma parte muito importante, se não a mais importante numa WebQuest. Ela dá o foco que os alunos atingirão, além de fazê-los trabalhar em equipe e colocar a “cabeça para funcionar”.

  2. Helen Sinésio Silva Says:

    A terefa é na minha opinião é um dos pontos mais importantes e interessantes, ela nos dá uma meta e um foco, além de motivar muito os alunos e fazer com que os mesmos não necessitem mais da memorização para aprender.

  3. Márcio Luiz Quedinho Says:

    Tarefa é um desafio que para ser resolvido precisa da colaboração e estudo de todos os membros do grupo. É como a feitura de um filme em que cada membro é responsável por uma pequena parte do todo.

    Márcio Luiz Quedinho

  4. Juliana Maria Mendes Says:

    A tarefa é a proposta de trabalho da Webquest.
    Partes da Webquest:Introdução,Tarefa,Processo,Avaliação e Conclusão.
    Na minha opinião, a nota é 9, por falhas de colocação pronominal, inadmissível em um trabalho, ainda mais de Português.

  5. Ana Paula Pichinin - Turma de sábado Says:

    Para mim, a tarefa nada mais é que o meio que o professor cria para fazer que seus alunos tragam conceitos “de sala de aula” para a realidade dos alunos. Além disso, a tarefa permite que haja um trabalho feito realmente em equipe, com a colaboração e igual importância de todos os participantes. A tarefa, na verdade, é o que norteia um trabalho que fará que o aluno não mais “copie e cole” informações, mas aprenda de verdade.

  6. Mônica Penco Villa Says:

    O objetivo da tafera proposta em uma WQ é desenvolver um trabalho em equipe para atingir um objetivo principal que será do grupo. Ou seja, por meio da tarefa, os indivíduos assimilarão, além dos conceitos referentes ao assunto proposto, conceitos de cooperação.
    Tarefa é, portanto, um desafio deve ser desvendado em um grupo formado por diferentes saberes.

  7. Elaine Bernardo de Sousa Says:

    A tarefa é uma proposta bem elabora, um grande desafio feito aos alunos, a fim de que, juntos, cheguem ao objetivo exposto pela WebQuest e, com isso, transformem todas as informações transmitidas em conhecimento e aprendizagem.

  8. Cristiane Roseiro Says:

    Após ter conhecido o modelo WQ, é possível dizer que Tarefa consiste em uma atividade, que possui uma espécie de “linha mestre”, que ditará o seu objetivo.

  9. André luís de A. Nascimento Says:

    A tarefa é algo designado por alguém, e para ser desenvolvida precisa da colaboração de todos os integrantes do grupo. Afinal, esta é a única forma de obter um excelente resultado em qualquer trabalho em equipe.

  10. Eliana Gonçalves Says:

    Após a leitura do tesxto sobre Webquest e acessar os trabalhos disponíveis no Blog, chego a conclusão de que a Tarefa indica o que deverá ser realizado e apresenta as ferramentas que serão utilizadas. Deve ser criativa e que desperte o interesse do aluno.

  11. André Zechinato Obici Says:

    Tarefa é uma atividade proposta pelo(s) criador(s) do projeto, que visa uma maior interação por parte dos participantes da Webquest, sendo sempre diretamente relacionada ao tema do projeto.
    A nota do trabalho é 8, devido a tarefa ser um pouco complexa para a faixa etária a ser atingida.

  12. Marcos Bezerra Says:

    Tarefa é simplesmente um desafio proposto aos estudantes, que tem por objetivo gerar mais informaçoes sobre o assunto da Webquest e proporcionar um envolvimento maior dos participantes.
    A nota é 9.

  13. André Z. Obici Says:

    Tarefa é uma atividade proposta pelo(s) criador(s) do projeto, que visa uma maior interação por parte dos participantes da Webquest, sendo sempre diretamente relacionada ao tema do projeto.
    A nota é 8, pois a atividade é um pouco complexa para a faixa etária a ser atingida.

  14. Kleber Agari Campos Says:

    Peço desculpas, pois na semana passada inseri o comentário na seção conversa com o autor, então aí vai:
    Pelo que entendi, a tarefa é um desafio proposto aos participantes da WQ (alunos). Porém para a criação desse desafio, há necessidade de um esforço criativo por parte do autor da WQ (docente).

  15. Jean Liberato Says:

    A webquest examinada foi a denominada “Conto”. As partes componentes são introdução, tarefa, processo, avaliação, conclusão e creditos. Entendi tarefa como uma espécie de missão, projeto a ser realizado de forma colaborativa sobre o tema proposto, onde é usado como recurso primordial a internet. Dou nota 7 a Webquest vista.

    Jean

  16. Marcus V S do Nascimento turma de quinta Says:

    Com tamanho avanço que vem ocorrendo na tecnologia e em seu âmbito geral o Webquest vem a somar com esse desenvolvimento. Não pude deixar de notar que a Webquest vem um pouco mastigada como dizem no popular, mas por outro lado disperta o interesse, o que te faz ir a fundo. Essa ferramenta tem que ser bem aproveitada, pois pode de maneira efetiva educar muita gente.

  17. Bruna Nitri Says:

    Pelo que pude entender, tarefa é a atividade proposta pela criador da WQ que tem o objetivo de passar o desafio para o aluno concluir através de pesquisas na web que faça com que o aluno consiga desvendar e produzir o desafio… A WQ que observei foi: TPM e a nota que dou é 8.

  18. Elen Rodrigues Says:

    Vejo uma tarefa como um desafio, são feitas para aprendemos, desvendar e tirar alguma lição.

  19. Valéria Mendes de Lima Says:

    Ao meu entender tarefa é um desafio dado ao aluno para que ele resolva determinada questão após ler sobre um assunto.
    Achei interessante a Web quest já que aborda temas e explica de maneira fácil, e como as crianças estão cada vez mais envolvidas com a internet é sempre necessário dispor de informações e conhecimentos para o desenvolvimento e crescimento.

  20. Andréia Sena apgn Says:

    Tarefa é algo que é proposto a uma pessoa ou várias e deve ser cumprida, encarada. Na maioria das vezes não é fácil e exige esforço e disciplina.

  21. Iolanda V. Ribeiro Says:

    Pelo que entendi a tarefa da webquest é uma atividade proposta para que através dessa um determinado tema seja desenvolvido e estudado pelos integrantes e os que tiverem acesso a essa. Não esquecendo também da criatividade que tem que ser usada e sempre lembrada.
    A webquest TPM foi bem elaborada, no meu ponto de vista, e vendo assim acaba sendo uma grande influencia para que o interesse do aluno seja despertado ao ponto de ir em busca de muito mais. Nota:10

  22. Silvia Correia da Costa Santos Says:

    Tarefa e um desafio proposto para os alunos, onde deram ferramentas para trabalhar e resolver questões propostas pelo professor,

  23. Rafaella Says:

    Após acessar os trabalhos que estão disponiveis no blog e fazer a leitura dos textos, eu pude concluir que tarefa é um desafio que os alunos devem realizar de acordo com os ensinamentos passados pelo professor.
    A tarefa é muito importante numa webquest.

  24. Daniela Lira Says:

    Acredito que tarefa seja uma provocação em busca da solução de uma determinada questão que precise da união de diferentes opiniões.

  25. Andréia Ramos - 1APGN Says:

    Acredito que a tarefa é o “centro” da WQ, além de ser multidisciplinar necessita da colaboração de todos os componentes do grupo de estudo para a sua conclusão. Após o estudo individual todos “trocam” informações sobre o conhecimento adquirido, chegando ao objetivo final no qual o critério de avaliação se dá de acordo com os conhecimentos adquiridos por todo o grupo.
    Após esse meu breve estudo sobre WQ consegui entender o que significa apredinzagem colaborativa.

  26. Maria Roméria de Oliveira Says:

    Tarefa: proposta de estudo conjunto para solução de problema, desafio ou questão.

  27. Fernanda Dias de Almeida Says:

    Tarefa é uma espécie de atividade que representa um desafio a ser cumprido.
    Mas, não posso deixar de ressaltar a importância de se ter este tipo de ferramenta no campo educativo.
    Sem dúvidas, tanto para quem a executa como para quem a aplica, trata-se de fato de algo provocativo e muito curioso.

  28. Silvia Fernanda de Moraes Mena Says:

    Entendi que a tarefa na Webquest é uma parte muito importante no processo, é necessário que cada componente do grupo faça a sua parte para que o trabalho seja concluído. A tarefa propõe a pesquisa que leva ao aprendizado, os alunos são chamados a um desafio e assim geram mais conhecimento.

  29. Rachel Blasques e Maria Yamazato Says:

    A tarefa é uma forma dinamica de fazer com que o aluno pesquise sobre o assunto a ser estudado. 1APGN

  30. Érica da Silva Carneiro Says:

    Depois de analisar cada webquest, percebi que TAREFA é o desafio proposto aos alunos para que desenvolvam ao longo do processo que terão que fazer para concluírem a atividade com êxito.
    Aproveito para opiniar sobre a Webquest como tal: percebi a possibilidade, ainda maior, de poder levar o aluno a ter interesse pelos assuntos que os educadores desejam passar para eles. Vejo-a como um recurso muito interessante e interativo, pois não faz o aluno reproduzir idéias, mas a adquirir conhecimentos, internalizá-los e reproduzir sua própria compreensão do mesmo de forma bem dinâmica e divertida, além de ser uma ponte para a descoberta dos dons, talentos de cada aluno.
    Parabéns, Profº Jarbas, pela iniciativa e continue a nos ensinar a ser educadores de um novo tempo!

    Érica, 1º ano de Pedagogia

  31. Paula Cristina Says:

    Na Webquest, Tarefa é uma proposta, um movimento de interação, em que ao mesmo tempo que é desafiante é interessante. Pois com ela podemos conhecer e mergulhar no mar das informações, que aos poucos são descobertas através do coletivo paticipativo, onde crescemos juntos e construimos nosso próprio conhecimento.
    Espero que dela façamos bom uso e assim sermos bons educadores através da tecnologia que a cada dia avança mais.

  32. Daniela Mendes e Eliane Fernandes Says:

    Tarefa é concluir, executar, alcançar os objetivos propostos pelos elaboradores da webquest, por meio de pesquisas que incentivem e construam conhecimentos através da internet. É a prática de trabalhar o conhecimento de forma prazerosa e produtiva.

  33. Juliana Gino Says:

    A tarefa me fez lembrar do desafio que existe nas Webgincanas, consegui identificá-la como o ponto de partida para o desenvolvimento da Webquest englobando uma atividade teórica e prática.

  34. Silvianira Says:

    Caro Professor Jarbas

    Eu entendo que tarefa significa passos, procedimentos com finalidade de se alcançar um objetivo. A tarefa deve ser bem elaborada e pesquisada para facilitar sua compreensão dos que a irão executar.
    Gostaria também de comentar os modelos de Webquest dos alunos da USJT. Gostei de todos, em especial, do que fala do Mazaropi. consegui ter uma noção básica da elaboração da Webquest, percebi que é bem trabalhosa, o que confesso, me assusta um pouco, porém, concordo com o seu criador que pode ser um bom incentivo ao uso da Internet de maneira educativa e saudável. Agora só me resta pesquisar mais um pouco e fazer um bom trabalho junto com meu grupo.
    Um abraço.

  35. Anahy Moraes Says:

    A webquest vista foi a “TPM”. Pelo que pudi perceber a tarefa é uma espécie de missão para que os alunos realizem e revelem o que foi entedido sobre o assunto proposto, podendo ampliar seus conhecimentos de uma forma dinâmica. Com isso a aprendizagem se torna mais eficaz, porque absorvem as informações de maneira mais prazerosa.

  36. Iris Souza e Patricia Maria Says:

    A tarefa é uma atividade que faz com que os alunos construam seu conhecimento, por meio da pesquisa na internet, de forma dinâmica. O interessante é que o aluno é convidado a mergulhar em um área da qual não conhece, ou apenas ouviu falar. Ao adquirir este conhecimento, ele tem a possibilidade de trocar informações com os amigos e juntos conseguem desenvolver um trabalho de ” especialistas “. Toda esta atividade proporciona o desejo de buscar mais.

  37. MEIRE EVELYN 1APGN Says:

    A webquest vista foi “Ferrugem no sorriso”. Acredito que a “Tarefa” consiste em uma missão que os alunos devem cumprir baseados em um deteminado assunto. “Ferrugem no sorriso” fala sobre as figuras de linguagem, que estão sempre presentes em nosso dia-a-dia e nem sempre as percebemos. É uma uma forma dinâmica de conhecer mais sobre diferentes assuntos.

  38. maria de lira e tatiane Says:

    as partes componentes de uma wegquest sao introduçao , tarefa,processo, avaliaçao , conclusao , creditos e referencias.
    Tarefa é a pesquisa, a montagem, o planejamento e a conclusao do trabalho nos escolhemos a web do mazaroppi e damos nota 8

  39. Marcos Novais Pereira Says:

    A minha impressão inicial, com base no texto”Um começo”e nas webquests que observei, é que a tarefa pode ser definida como parte do conteúdo que os estudantes participantes estarão incubidos a exercer. Nesta parte está a pesquisa, a leitura e a reflexão sobre determinado tema(assunto), e também estarão as atividades dinâmicas e escritas que realizarão. Entretanto é importante ressaltar a dimensão da Internet para a Educação, principalmente a infantil, comc destacou o autor será muito constante na realidade destas crianças.

  40. Fernanda F. Tavares Says:

    Pofessor Jarbas.

    Analisamos em grupo as webquests propostas pelo senhor e ficamos muito entusiasmados mais também um pouco confusos em relação a como elaborar uma webquest.
    As Webquests que chamaram minha atenção pela criatividade e elaboração, foi a do Colégio Rio Branco”uma viagem as civilizações antigas” e ” Antigo Egito”.

  41. Eliana Morais Says:

    Parabenizo pelas boas orientações acerca deste importante instrumento pedagógico, a webquest.
    Analisei ainda que forma um tanto superficial os modelos apresentados e achei muito interessante todas elas, tanto do poto de vista didático como do ponto de vista da configuração da interface das páginas. Parabéns aos seus produtores.

  42. Octávio Weber Neto Says:

    Como curioso a nota é 10 para o Ferrugem no Sorriso…muito criativo este mecanismo! Como estudante iniciante em Gestão da educação Corporativa, vejo a Tarefa como um desafio coletivo e colaborativo, proposto a partir de uma situação problema, hipotética, mas viável, que necessita de uma solução e oferece um cenário condicionante. É o objeto de estudo de um grupo, que simula a tomada de decisões mensuráveis.

Deixar mensagem para Cristiane Roseiro Cancelar resposta