Que tarefa é esta?

Você já sabe que o coração de uma WebQuest é a Tarefa, pois esta, além de deixar bem claro qual é o objetivo da aprendizagem pretendida, estabelece a dinâmica que desafiará os alunos a produzirem algo com entusiasmo e dedicação. Você também sabe que boas Tarefas correspondem a missões que na vida em sociedade exigem bom domínio do conteúdo alvo. E que missões são essas? Elas podem ser um parecer de uma junta médica, um programa de rádio, um conto, um parecer técnico sobre um nicho ecológico, um roteiro de vídeo para uma campanha contra o cigarro, um catálogo de exposição de arte etc. O limite para uma boa Tarefa é a imaginação do educador.

amigodaonca.gif

Tarefas são uma forma muito concreta de definir objetivos educacacionais. Uma boa Tarefa é um demonstração de domínio do conteúdo que o professor quer que seus alunos aprendam.

amigodaonca1.gif

Bernie Dodge, o criador da metodologia em estudo, vem realizando um trabalho de classificação de Tarefas a partir de análises de boas WebQuests. O primeiro estudo classificatório de Tarefas é um quadro que você pode estudar no site que organizamos (Jarbas Novelino Barato, Carlos Seabra e equipe) num portal que ainda está no ar lá na Escola do Futuro/USP. Antes de indicar tal local de estudo, apenas uma palavra sobre classificações.

Classificamos coisas para criar conjuntos de elementos parecidos que facilitem nossa vida. Não dá para lidar individualmente com tudo que encontramos pela frente. Com WebQuests não é diferente. Podemos agrupá-las de acordo com os tipos de Tarefas que propõem. Mas a classificação não funciona apenas para a gente colocar as coisas em determinadas gavetas. Ela funciona também como guia para as nossas decisões.

flechao.gif

Pare e pense um pouco. Você classifica tudo que encontra pela frente. Classifica pessoas (chatas, legais, interessantes, estressadas, interresseiras, otimistas, ingênuas, românticas, etc.). Classifica músicas (legais, chatas, excitantes, lentas, românticas, agradáveis, inspiradoras, etc.) E assim por diante. Essa capacidade classificatória é muito utilizada em ciência. Quase sempre ela atende pelo nome técnico de taxonomia. No nosso caso, são muito comuns as taxonomias de objetivos educacionais ou de conhecimentos. A taxonomia de objetivos educacionais mais famosa é a de Benjamin Bloom e nós vamos estudá-la brevemente. Mas é hora de voltar á classificação de Tarefas em WebQuests.

No caso de WebQuest, é bom saber que tipo de Tarefa estamos criando ou que tipo de Tarefa queremos criar. É para estas coisas que serve o estudo de Classificação de Tarefas, a Taskonomia. Vamos pois aos finalmentes. Vamos a uma leitura atenciosa do material sobre Classificação de Tarefas lá em:

http://www.webquest.futuro.usp.br/

Você achou que há coisa demais para estudar? É muito texto? Uma sugestão: comece a trabalhar em equipe. Reúna a sua turma e estude de modo cooperativo a Classificação de Tarefas. Para isso, vai aqui uma sugestão:

  • Cada elemento do grupo pode se encarregar do estudo de três ou quatro categorias de Tarefas. Assim, depois de dividir o material para estudo, a coisa pode seguir o seguinte caminho:
  • Cada membro da equipe deve estudar sua matéria, tentando bem compreendê-la.
  • Cada membro da equipe deve escrever um pequeno resumo explicativo dos tipos de tarefa que foi encarregado de estudar.
  • Estudada e resumida a matéria, o grupo deverá trocar figurinhas de tal maneira que todos os componentes aprendam e ensinem simultaneamente.
  • Para finalizar, o grupo pode escolher um tema, sortear um Tipo de Tarefa. Feita a escolha, a equipe deve escrever um texto que proponha tarefa correspondente ao tipo escolhido. Se houver dúvida quanto a essa missão, consulte seu professor.

betty-boop-maryleen.gif

Nessa altura do campeonato, suponho que você e todos os seus companheiros já estejam bambas em Taxonomia de Tarefas. Para testar suas capacidades, que tal classificar as Tarefas de algumas WebQuests produzidas por professores de duas escolas de São Paulo?

Agora que vocês já dominam bem a Classificação das Tarefas, chegou a hora de uma aplicação. Vou sugerir análise de tarefas em nove WebQuests produzidas por educadores dos colégios Rio Branco e Dante Alighieri. A análise poderá ser feita em equipe, mas no final, cada um de vocês deverá eleger duas WebQuests para estudo final e pessoal. E o que é o estudo final? Uma aplicação da Taskonomia que deverá ser registrada na forma de um comentário aqui na Oficina WebQuest da seguinte forma:

  1. A WebQuest escolhida, com indicação do colégio e do título da WQ.
  2. A classificação da Tarefa nos termos da Taskonomia.
  3. Uma explicação curta [máximo de duas linhas], justificando sua decisão.

Falta dizer onde encontrar as WebQuests para análise. Vamos nessa. Você encontrará os referidos trabalhos em:

Colégio Rio Branco

Onde você e amigos deverão estudar asseguintes WebQuests:

  • O que aconteceu na idade média
  • Antigo Egito
  • Uma viagem às civilizações antigas
  • Movimento e estilos artísticos

Colégio Dante Alighieri

Onde vocês deverão estudar as seguintes WebQuests:

  • Como é viver em São Paulo?
  • O tempo
  • Pescaria
  • Galileo Galilei
  • Doenças Tropicais

Atenção: escolhi como exemplos WebQuests que estão sendo usadas em escolas de prestígio. Isso, porém, não é garantia de qualidade dos trabalhos analisados. WebQuests feitas por educadores das duas instituições podem ter alguma imperfeição ou não se enquadrarem dentro dos melhores padrões da metodologia criada por Bernie Dodge. Por isso, não se acanhe ao analisar os materiais produziodos nos colégios Rio Branco e Dante. Você poderá fazer coisas iguais ou melhores que as lá produzidas. Palavra de professor!

2 Respostas to “Que tarefa é esta?”

  1. silvianira Says:

    Caro Professor Jarbas,
    Após “viajar” nos diversos tipos de webquests selecionadas, as que mais me chamaram a atenção foram:
    – Uma viagem às civilizações antigas do Colégio Rio Branco, que trabalhou as diversas civilizações antigas como: Egito, Mesopotamia, Persia. É realmente uma aula de História Antiga de maneira interativa.
    A outra Webquest que achei interessante foi a do Colégio Dante Alighieri denominada Galileo Galilei. Na verdade, acho o assunto (que é voltado à Física e Astronomia) extremamente chato. Porém a tarefa pedida que é a realização de uma peça de teatro sobre o assunto, me parece bem original e uma maneira mais leve de abordar um assunto de não tão facíl compreensão.
    Agradeço as informações e a aula passada hoje.
    Boa noite e um abraço.

  2. Natália Says:

    Boa noite Professor Jarbas, pelo que pude ver nesta aula, a webquest requer muito planejamento além de conhecimento pleno no assunto que vai ser discutido. Gostei muito da webquest sobre as civilizações antigas e Movimentos e estilos artisticos, e das sugestões que o senhor deu para trabalhar, gostei baste de literatura infantil, que aliás, meu grupo tinha pensado como tema para nossa webquest.
    Até a próxima aula
    Natália

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: